Atenção, antes de perguntar ao dentista, leia: Como Perguntar

Blog do Dentista

Blog Medo de Dentista

Dicas Odonto

ortodontiaparatodos

ortoblog

8,176 questões

7,239 respostas

7,572 users

MAL HÁLITO PERMANENTE

Caro Doutor(a).
Estou com um problema muito chato, que é o mal hálito.
Tenho 16 anos, e não posso conviver com isso, porque me incomoda muito, mesmo com a boca fechada o mal cheiro sai pelo nariz, quando respiro.

Já tentei de tudo. Escovo os dentes de 3 a 5 vezes/dia. Assim que acordo, após o café da manhã, após o almoço, após a janta e antes de dormir. E em todas elas passo fio dental, escovo a língua, uso raspador de língua, escovo até o "céu da boca" e as bochechas, e ainda passo o anti-séptico bucal.

Troquei a minha escova por 3 de marcas diferentes, já mudei meu creme dental várias vezes, fui do mais caro ao mais barato.

Anti-séptico Bucal então, nem se fala, já usei de tudo, do menorzinho (60 ml) ao maior (500 ml), e nada dá resultado, leio toda a embalagem para usar certo, e ainda sim com 30 a 40 minutos após o uso, o mal hálito volta.
Até aqueles Spray Bucal, eu já tentei, mas parece que piora a situação, pois assim que uso minha língua fica branca (causa saburra na língua).

Quando nada disso funciona recorro aos chicletes e as balinhas de menta, mas tem um porém, porque quando a balinha acaba, minha língua fica muito branca de novo (saburra), e isso também acontece quando eu como qualquer coisa. Assim, logo tenho que voltar a escovar os dentes, para poder limpar a língua, e com isso tentar evitar o mal hálito.

Não sei mais o que fazer, estou desesperado, até escovar os dentes no intervalo após o lanche, que é coisa que acontecia no maternal, eu já tentei, mas ocorre a mesma coisa, 30 minutos para a "Boca Podre" voltar. Será que por estudar pela manhã, o mal hálito da noite, continua durante o dia?

Dr(a), estou no meio da adolescência, até deixar de namorar eu deixei, pela enorme vergonha que passo. Quando vou falar com as pessoas, eu falo com a mão em frente a boca, para ver se ameniza a situação, porém ainda sim, evito ao máximo o diálogo com qualquer um, passei a falar agora através de gestos, pois eu percebo que quando falo ninguém suporta o cheiro ruim, todos devem pensar que eu não escovo os dentes, porém é o que eu mais faço.

Também fico muito preocupado, porque logo vou começar a trabalhar e não posso falar com a mão em frente a boca para sempre.

Como se não bastasse, isso também afeta meu psicológico, porque vejo muitas pessoas que escovam os dentes somente 2 vezes/dia e não tem nada de mal hálito. Quando penso nisso, me dá raiva e vontade de chorar ao mesmo tempo, então para aliviar isso, vou e começo a escovar os dentes freneticamente, mas toda vez me decepciono porque sempre volta a mesma coisa.

Estou visitando meu dentista regularmente (6 em 6 meses), ele é particular (R$ 80,00 reais/consulta) esse valor só pra fazer o tradicional, como limpeza, passar aquele flúor, etc.
Porém eu nunca falo sobre o mal hálito, pela vergonha, sempre que ele puxa conversa, eu falo pelo cantinho da boca, ou então viro o rosto e finjo que estou olhando para o lado, pra ninguém sentir o cheiro ruim.  Faço assim com todo mundo.

Acho que se não encontrar nenhuma solução, vou procurar o recurso da cirurgia, para retirar as amígdalas, pois procurei sobre isso, e acho que será a única solução. Já que não posso ficar refém das balinhas e do Trident, para o resto da vida.

Dr(a), eu preciso da sua ajuda, POR FAVOR!!

OBS1: Procurei muito na internet sobre isso, até vários tipos de Chá eu já tomei, mas a única coisa que encontro é sobre alimentação coisa que eu já mudei, deixei de comer frituras com óleo, e como mais frutas, principalmente as cítricas (Laranja, Maçã..), mas pra variar acontece tudo de novo.
Acho que o que me afeta mais é o leite com nescau, já que é de difícil digestão e eu tomo pela manhã antes de ir para a escola, e tomo novamente no lanche. Será que devo mudar para aqueles suquinhos de garrafa (Citrus)?

2.Quando passo fio dental, ou raspo a língua, minha gengiva e minha língua são muito fáceis para sangrar (mas não muito forte, fraquinho), e acho que isso também causa o mal hálito. Porém não posso acabar com o sangramento e ficar sem passar o fio dental, que acredito ser essencial para a escovação.

3.Não sei se isso influencia em algo, mas meus últimos dentes (Dentes Ciso), estão nascendo. E na situação em que estou acredito que qualquer coisa esteja me causando mal hálito.

4.Também percebi que sempre que raspo a língua, eu costumo forçar um pouco a garganta e sempre sai uma secreção (catarro), porém não é aquele comum (com tom de verde), que sai pelo nariz quando estamos gripados, e sim um com cor totalmente transparente, e sinceramente, acredito que é isso que me causa o mal hálito, juntamente com o sangramento.

Gostaria de uma solução para o meu problema. Será que isso pode ser hereditário? e eu nunca mais vou me ver livre disso.
Será que é só culpa dos meus dentes que estão nascendo? e depois deles totalmente desenvolvidos isso acaba? (visto que até o fim do ano passado, +/- até outubro, eu não tinha nada disso, e depois desse período começou este problema horrível, hoje é 21/05).

PS: Caro Dr(a), espero sinceramente, que o sr(a). leia a toda a minha situação, para tentar entender o que eu passo. E gostaria mais ainda que o sr(a). encontre uma solução para isso, pois não sei mais o que fazer.
asked May 21, 2012 Por anônimo
  

1 Resposta

Júnior, você está fazendo QUASE TUDO certo. Porém, a única coisa errada que você faz compromete todo o resto: não procurar um dentista! Eu compreendo a vergonha que você diz sentir, isso é muito comum. Mas se tem alguém que precisa saber que você tem mau hálito para poder propor um tratamento pra você é o seu dentista.

Seu sangramento gengival é sinal de gengivite, que pode sim ter a ver com mau hálito. A nascimento dos sisos também, já que às vezes juntam-se resíduos alimentares sob a gengiva que, se não forem removidos, podem causar mau odor. As amígdalas, por sua vez, possuem, criptas (reentrâncias) nas quais pode acumular uma massa fétida chamada de "cáseo", que está presente em muitos casos de halitose. Portanto, a remoção das amígdalas pode ser parte do tratamento.

Porém, tudo o que eu disse acima são suposições. Sugiro fortemente que você procure um dentista especialista em halitose na sua cidade para fazer um exame completo, determinar as causas e acabar de vez com esse mau hálito. Balas e enxaguantes bucais só mascaram a halitose, coisa que você diz durar no máximo meia hora... você precisa de uma solução definitiva.

Acredito que esse texto possa ajudar você: http://medodedentista.com.br/2011/04/o-que-causa-o-mau-halito.html
answered May 21, 2012 Por AnaTokus (247,140 pontos)
tenho mal halito e ta saído pelo nariz



G+
...